No mundo da decoração só se fala dele, o ladrilho hidráulico voltou com tudo e tem aparecido em projetos incríveis por aí. Feito um a um, o tipo de revestimento encanta pelo resgate à memória, suas cores e a riqueza de detalhes que só o processo manual pode oferecer. Por ter características bem específicas, não é incomum surgirem dúvidas na hora de optar pelo produto.

1-tudo-sobre-ladrilho-hidraulico-decortiles

O que é ladrilho hidráulico?
Ladrilho hidráulico é como é chamado o revestimento fabricado artesanalmente à base de cimento e outras matérias-primas usado em pisos e paredes. É conhecido assim por não sofrer queima e ficar imerso na água como parte do seu processo de fabricação. As peças são parecidas, mas nunca completamente iguais. É comum haver diferenças de espessura e tom, as leves imperfeições são o que tornam o produto único.

Origem
O material surgiu na Europa como uma alternativa para o mármore e teve seu auge entre o fim do século XIX e meados do século XX. A partir dos anos 1960 o surgimento de outros materiais substituiu o uso dos ladrilhos deixando algumas casas, praças e prédios históricos decorados até hoje, o que transformou o material em um verdadeiro ícone da história da decoração.

Como usar
Os ladrilhos hidráulicos podem ser usados em piso e parede de áreas internas e externas. Na casa ficam ótimos em cozinhas, salas, quartos e banheiros. Também são perfeitos para surpreender os clientes em áreas comerciais como lojas, cafés e escritórios modernos. A única restrição fica por conta de áreas molhadas como o box do banheiro. Por serem peças soltas, possibilitam uma infinidade de maneiras de aplicação. Podem cobrir a área inteira do piso ou parede ou formar painéis criativos onde o diferencial é deixar o assentamento inacabado. Além disso, possibilitam uma grande variação de desenho, você pode seguir uma lógica, um tom ou misturar tudo isso criando uma paginação só sua.

Impermeabilização
Todo ladrilho hidráulico deve ser impermeabilizado. A resina cria uma camada que protege o revestimento e facilita a limpeza e manutenção. O material pode ser encontrado em lojas de material de construção. Indicamos para uso interno a resina Pisoclean PSC (resina à base d’água encontrada nas versões fosca e brilhante) e para áreas externas a Pisoclean Resina (base solvente com acabamentos fosco e brilhante).

Limpeza e manutenção
Detergente neutro (aquele de cozinha) ou alcalino diluído em água é o suficiente para limpar o ladrilho. Se preferir, em áreas internas use cera líquida a cada 15 dias. Não utilize ácidos, incluindo os produtos conhecidos como “limpa-pedras”.

Tire suas dúvidas com nossos consultores do setor de pisos e revestimentos aqui da loja.

Matéria e foto: Blog Decortiles

Anúncios