Uma mesa bem elaborada e charmosa é o primeiro passo para o sucesso de um jantar que há tempos está sendo esperado, daquele almoço sem formalidades ou de um dia em que deseja apenas fazer um charme. Vejam como arrumar uma mesa perfeita, colocando os talheres, pratos, taças e copos nos seus devidos lugares:

Pratos: prato principal, prato para entrada sobre ele, e pratinho de couvert em cima, à esquerda.

Facas: à direita com serras viradas para o prato. A sequência é faca maior (para carnes), colada no prato principal, seguida da faca de peixe. Caso haja necessidade, outra faca deve ser colocada. Esse talher deve sempre ser usado na mão direita.

Colheres: à direita (somente para a sopa), ao lado da faca.

Garfos: à esquerda do prato. A sequência é garfo maior (para carnes), colada no prato principal, seguido do garfo de peixe. Caso haja necessidade, outro garfo deve ser colocado. Esse talher pode ir à boca tanto pela mão esquerda quanto pela direita.

Talheres de sobremesa: devem ser colocados acima do prato. A sequência é uma faca (colada no prato), com o cabo virado para a direita e serra voltada para o prato, um garfo com o cabo virado para a esquerda e uma colher com o cabo virado para a direita.

Copos: acima e à direita do prato. A sequência correta é taça de água, de vinho tinto e de vinho branco, que deve ser a menor. Caso haja um espumante de sobremesa, a taça mais fininha, apropriada para a bebida, deve ser colocada entre a de água e a de vinho tinto.

Guardanapo de pano: ao lado direito ou em cima do prato.

abc-da-mesa

place-setting1

Inspirem-se:

licoes-de-etiqueta-a-mesa-festas

decoracao-mesa-marco-antonio-medeiros-3 mesa-de-jantar-posta sala-de-jantar-com-mesa-posta-e-velas-1275424621495_560x400

MesaPosta28

burlap SMP mesa_posta05

Anúncios